terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Aprovada Residência Médica Na Facul!


Passo importante, conquistado,pois seremos a primeira turma da unicastelo com o curso reconhecido, sendo que residencia são uns dos requisitos mais importantes para alcançar o objetivo que é reconhecer o curso. O processo de reconhecimento se inicia no edia 21 de fevereiro e vai ate 06 de junho, prazo este que mec terá que vir!

A Unicastelo Campus Fernandópolis recebeu, no dia 21 de outubro, três médicos, dois especialistas em Medicina da Família e Comunidade e uma residente desta especialidade, para vistoria do pedido de Credenciamento do Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade feito pela universidade. Os profissionais que estiveram presentes foram designados pela Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-SP), vinculada à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que é o órgão vinculado ao MEC responsável pela regulamentação e aprovação dos Programas de Residência Médica no Brasil.
A residência médica é uma modalidade de pós-graduação profissionalizante, na qual o médico recebe treinamentos teórico e prático supervisionados, podendo se especializar em determinada área da medicina. Atualmente, o MEC preconiza, entre outras coisas, que as faculdades de medicina estejam vinculadas a um hospital que abrigue um programa regulamentado de residência médica para obterem autorização para funcionar.
Segundo o médico e professor da Unicastelo, Luiz Gustavo Madi, durante a visita, que teve foco nas unidades alocadas para o programa, os vistoriadores deixaram claro que as instalações físicas da cidade, como a Santa Casa, unidades de saúde e a Unicastelo, estão em plena conformidade com as normas vigentes. Eles também fizeram algumas observações quanto aos profissionais supervisores do programa, pertinentes à situação. A Unicastelo ,recebeu segundo jornal BOM DIA a resposta , aprovando o programa de residencia médica  .
O curso de Medicina solicitou pedido de credenciamento de residência em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.

Parabéns a nós!

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns! Nos esperamos que muitas outras IES-medicina façam o mesmo, pois, existem apenas 47% de vagas em RM no país. Essa foi a sugestão da Comissão de Especialistas do MEC presidida pelo prof. Jatene e que está sendo aplicada nos critérios para a criação ou continuidade dos cursos de medicina. Feliz 2010 para todos. Prof. Dr. Antonio Celso Nunes Nassif - UFPR - membro da Comissão de Especialistas do Ensino Médico do MEC - Criador e coordenador do site www.escolasmedicas.com.br (fica o convite para acessá-lo).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.