terça-feira, 17 de agosto de 2010

Você tem o pavil curto?

Tenho desenvolvido em minha teoria que a resiliência deve ser mensurada a partir das crenças de uma pessoa. As crenças norteiam as emoções e o comportamento de todos nós. Ao mapearmos as crenças relacionadas com a resiliência é possível identificar como essas crenças organizam o comportamento de uma pessoa.




O teste rápido abaixo trabalha com dois grandes blocos de crenças. O primeiro, são crenças que dão sustentação à habilidade de perceber e considerar os sinais emitidos pelo corpo diante do alto estresse e de adversidades significativas.



O segundo bloco são crenças que dão sustentação à habilidade de reconhecer as condições de adversidades que estão ocorrendo no contexto de vida.





Teste rápido de resiliência em duas áreas de estresse*



Leia a situação problema e pensando nela escreva no parêntese qual será o seu comportamento em cada uma das afirmações abaixo:

Anote 1 se você acredita que raramente a afirmação é verdadeira

Anote 2 se você acredita que poucas vezes a afirmação é verdadeira

Anote 3 se você acredita que muitas vezes a afirmação é verdadeira

Anote 4 se você acredita que quase sempre a afirmação é verdadeira



Situação Problema 1:

Quando estou enfrentado uma situação muito complicada:

( ) Eu sou atento(a) às alterações no meu corpo.

( ) Eu percebo as minhas reações corporais.

( ) Eu controlo o que acontece no meu corpo.

( ) Eu percebo as mudanças que acontecem em meu corpo.

( ) Eu sei em que parte o meu corpo irá reagir.

( ) Eu tenho boas saídas para a tensão do meu corpo.

( ) Eu ajo na hora.

( ) Eu relaxo meu corpo com facilidade.



Situação Problema 2:

Quando tenho que resolver uma grande dificuldade na vida:



( ) Eu me antecipo nas providências do que tenho que fazer.

( ) Eu analiso detalhadamente as dificuldades.

( ) Eu avalio bem quais são as minhas prioridades.

( ) Eu identifico bem as consequências.

( ) Eu acredito nas análises que faço.

( ) Eu interpreto corretamente as situações.

( ) Eu decido pela primeira solução.

( ) Eu soluciono um problema de imediato.





Verifique os resultados:



Se você obteve abaixo de 12 em um dos blocos, NESSE bloco você caminha para uma FRACA resiliência por apresentar instabilidade nas crenças relacionadas com a resiliência. A tendência é de haver uma forte dose de pessimismo nessas crenças favorecendo a ocorrência de certa passividade em seu comportamento.



Quanto mais baixo for o resultado maior será a vulnerabilidade em sua vida. Busque posicionar-se no dia a dia com mais assertividade no bloco que estiver com baixos índices.



Se for o 1º bloco procure ouvir mais a voz do seu corpo. Caso seja o 2º bloco busque interagir de forma mais descontraída com as pistas presentes em seu ambiente, sem ser exagerado (a) no detalhismo e meticulosidade. Se forem os dois blocos, busque ajuda!



--



Se você obteve um resultado entre 13 a 27 em cada um dos blocos, apresenta ADEQUADA resiliência. A tendência é de haver uma condição de equilíbrio em suas crenças e seu comportamento. Quanto mais você manter esse resultado ao enfrentar adversidades, maior será a sua segurança no ambiente.



--



Se você obteve acima de 28, em um dos blocos, NESSE bloco você caminha para uma condição de POUCA resiliência por suas resposta apresentarem certa inflexibilidade. A tendência é de haver uma forte dose de intolerância em suas crenças relacionadas à resiliência, favorecendo certa rigidez em seu comportamento. Quanto mais alto for o resultado maior será a vulnerabilidade no contexto de vida.



Procure em seu dia a dia desenvolver maior flexibilidade nas crenças desse bloco com baixos índices. Para o 1º bloco procure exercitar suas crenças de maneira que o seu corpo pague um preço mais confortável, com menos tensão. Caso seja o 2º bloco, busque ler de forma mais acurada as pistas presentes em seu ambiente, sem ser exagerado (a) no detalhismo e meticulosidade. Se ambos os blocos, busque ajuda!







* Esse teste não tem caráter científico e serve apenas para ilustrar as áreas onde podemos desenvolver resiliência em nossas vidas.

Créditos da autoria:

George Barbosa (Doutor em Psicologia – CRP: 06/– 45154-9) Diretor Científico e de Gestão de Pessoas da Sociedade Brasileira de Resiliência - contato@sobrare.com.br

Outras informações sobre resiliência você pode obter no site www.sobrare.com.br

Nenhum comentário: