Labirintite ganhou o mundo: está nos lares, nas ruas, nas estradas, nos automóveis, nas lojas, no comercio, nas indústrias, nos campos, nas praças, nas praias, nas instituições financeiras, nos bancos, nos elevadores, nas casas lotéricas, nas festas, nos hospitais, nos ambulatórios, nos consultórios, Ufa! Todo mundo está diagnosticando labirintite. Se sentir uma tontura em qualquer dos lugares citados, aparece sempre alguém para dar o diagnóstico: LABIRINTITE.
LABIRINTITE é uma doença provocada por uma inflamação, uma infecção, um traumatismo ou compressão, na porção do ouvido interno chamado labirinto, um dos responsáveis pelo equilíbrio do nosso corpo podendo provocar uma sensação de instabilidade, desequilíbrio fazendo com que algumas pessoas sintam que estão “rodando,flutuando”. É uma doença rara e que na grande maioria das vezes, atinge os idosos.
Quem não conhece a citação: “De médico e louco todos nós temos um pouco”. Eu acrescentaria outras qualidades e profissões: “De médico, professor, engenheiro, torneiro mecânico, advogado, cantor, dançarino, critico, comentarista, técnico de futebol, pescador, teólogo, conselheiro, moderador, mecânico, comerciante, político, ufa! e louco, todos nós temos um pouco”.
Médico então, é a profissão preferida. Tem gente prescrevendo remédio “a torto e a direito”. Se alguém tomar um medicamento e der certo, pode esperar, vai indicá-lo para muita gente. Tem pessoas principalmente familiares, que querem assumir o comando das ações, indicam o médico, marcam a consulta, fazem comentários sobre o comportamento do profissional, se não gostarem o substituem, escolhem outro, criticam o remédio prescrito, botam defeito em tudo.
Não pretendemos dizer que não existam pessoas bem intencionadas que até podem ajudar. Mas na maioria das vezes prejudicam mais do que ajudam. Às vezes por indulgência ou maldade, olham de preferência para mulheres grávidas ou para alguém já bastante debilitado ou deprimido e fazem comentários nada agradáveis, tais como: “como está pálida(o)”, “você está gorda(o) ou magra(o)” Se alguém estiver com tontura, então, o diagnostico preferido como dissemos logo acima é LABIRINTITE. Errou, o nome certo é VERTIGEM.
Vertigem conhecida popularmente como tontura é o nome que se deveria usar ao se referir ao sintoma ou sensação de desequilíbrio sentida por essas pessoas, e não labirintite. Repetindo: labirintite é uma doença quase exclusiva de pessoas idosas.
É muito difícil ocorrer a *doença* *LABIRINTITE *em pessoas jovens e muito mais raro até mesmo quase impossível em crianças, e sim o *sintoma VERTIGEM.*
Marco Aurélio Smith Filgueiras
Neurologista CRM 1368-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário